De São Francisco a Chesterton, uma peregrinação cristã pelo fascínio do real
Núcleo Fé e Cultura. O Prof. Marcos Aurélio Fernandes, da UnB, vem nos oferecendo, nestes Cadernos Fé e Cultura, uma série de artigos sobre a mística e a espiritualidade de São Francisco de Assis …
No século XX, um divertido e sábio cristão feliz
Rodrigo Naimayer dos Santos. G.K. Chesterton, o mais famoso apologista do cristianismo no século XX era um homem cheio de ideias divertidas e paradoxais. Um homem marcado pela alegria de viver, maravilhado pelo amor …
O convertido
Redação. Poema de G.K. CHESTERTON, escrito por ocasião de seu batismo (1922) …
Uma palavra de esperança
Redação. Quando as nossas esperanças pelos tempos vindouros são perturbadas por dúvidas e ansiedades, quando a paz nos parece caótica, lembremo-nos de que a nossa decepção é em verdade uma ilusão …
O distributismo de Chesterton
Rhuan Reis do Nascimento. Distanciando-se tanto do capitalismo quanto do comunismo, Chesterton abraçou um pensamento político e econômico alicerçado na Doutrina Social da Igreja, numa posição que nos ajuda a entender como as opções …
O místico e a realidade
Redação. Cristianismo surgiu e se espalhou em um mundo muito culto e muito cínico – em um mundo muito moderno […] Vale a pena notar que as religiões quase sempre …
O Cristianismo falhou?
Redação. Eu digo, e quero mesmo dizê-lo, que a Igreja Católica continua a aconselhar os homens como Jesus os aconselhou. E que houve um colapso do capitalismo por este não ter …
Em face de São Francisco e de seu paradoxo
Marcos Aurélio Fernandes. A resposta de Chesterton à pergunta: o que torna São Francisco tão fascinante, apesar de seu estilo de vida parecer tão pouco atrativo aos nossos olhos de hoje? …
O mundo sem Deus e o verdadeiro Deus
Sociedade Chesterton do Brasil. A seguir, apresentamos trechos de uma carta imaginária que o Cardeal Albino Luciani (Beato João Paulo I) escreveu a G.K. Chesterton, publicada no livro Ilustríssimo amigos (São Paulo: Loyola, 1979). …
carta imaginária que o Cardeal Albino Luciani (Beato João Paulo I) escreveu a G.K. Chesterton, publicada no livro Ilustríssimo amigos (São Paulo: Loyola, 1979). …
O pecado da estupidez, uma lição de G.K. Chesterton
Francisco Borba Ribeiro Neto. Segundo Chesterton, “uma palavra estúpida de um membro da Igreja faz mais estrago que cem palavras estúpidas de pessoas de fora da Igreja” …