Close

Como participar

O Ciclo de estudos “Políticas públicas à luz da doutrina social da Igreja” apresenta um conjunto de materiais online para estudo e reflexão. Para cada tema, são disponibilizados:

– Texto base curto, contendo: (a) explicação resumida do problema social, com base na bibliografia especializada, (b) pontos polêmicos referentes à organização das políticas públicas, (c) critérios da Doutrina Social que iluminam as políticas referentes àquele problema, com citações precisas dos documentos do magistério, (d) questão de avaliação.

  • – Vídeo, com uma entrevista a um especialista no assunto, que responde a perguntas baseadas nos critérios da doutrina social da Igreja.

Você pode ler os textos e assistir as entrevistas (cada uma com cerca de 25 minutos) e as mesas-redondas, seguindo a ordem sugerida ou buscando os temas dos quais tem maior interesse. Vídeos e textos são complementares e têm conteúdos diferentes, ainda que o tema seja o mesmo. Se desejar obter a Declaração de Participação no projeto, basta inscrever-se e estudar ao menos 10 temas (70% do total) respondendo à pergunta para avaliação que se encontra no final de cada texto. As inscrições devem ser feitas no e-mail fecultura@pucsp.br. O ciclo de estudos é gratuito, com o material aberto para consulta online, e pode ser completado até dezembro de 2019.

Também é possível realizar atividades presenciais (facultativas). A equipe organizadora pode participar de encontros, debates e ciclos de estudo com grupos que tenham feito o curso para debates, esclarecimentos de dúvidas ou proposição de novos temas.