Políticas públicas à luz da doutrina social da Igreja
O Ciclo de estudos “Políticas públicas à luz da doutrina social da Igreja” apresenta um conjunto de materiais online para estudo e reflexão, nos quais o ensinamento social cristão serve de base a um diálogo voltado à construção do bem comum e de uma sociedade mais justa e fraterna. Foi organizado para a Campanha da Fraternidade de 2019, “Fraternidade e políticas públicas”, procurando servir como um aprofundamento dos materiais oficiais da Campanha, numa perspectiva plural, que contemplasse a interlocução com diferentes posições do atual espectro ideológico brasileiro. Quatorze temas são apresentados em textos curtos, com citações e referências aos documentos oficiais da Igreja, e vídeos com entrevistas a especialistas ou mesas redondas. Veja abaixo a lista de temas e os convidados para cada diálogo.
Apresentação de Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, falando sobre doutrina social da Igreja, políticas públicas e Campanha da Fraternidade.
INTRODUÇÃO: Políticas públicas e modelos de Estado, mesa redonda onde cientistas políticos com diferentes orientações políticas discutem a questão do Estado a partir da doutrina social da Igreja, com André Singer, professor titular de Ciência Política da USP, porta-voz e secretário de imprensa da Presidência da República no governo Lula; Christian Lohbauer, Doutor em Ciências Políticas pela USP, foi candidato a vice-presidente pelo Partido Novo em 2018; Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP.
1. Doutrina social da Igreja e políticas públicas em Saúde, com Marcos Kisil, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em Terceiro Setor.
2. Doutrina social da Igreja e políticas públicas em Educação, com Antônio Carlos Caruso Ronca, professor de Psicologia da Educação da PUC-SP, foi presidente do Conselho Nacional de Educação.
3. Doutrina social da Igreja e políticas públicas em Segurança, com Cláudio J.L. Pereira, professor da Faculdade de Direito da PUC-SP, onde é líder do Grupo de Pesquisas Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos.
4. Doutrina social da Igreja e políticas públicas em Meio Ambiente, com Pedro Jacobi, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP, coordenador do Grupo de Estudos Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP.
5. Doutrina social da Igreja e políticas públicas de Previdência Social, com Wagner Balera, professor da Faculdade de Direito da PUC-SP, com experiência nas áreas de Direito Previdenciário e Tributário.
6. Doutrina social da Igreja e políticas públicas em Transportes, com Pedro Machado, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.
7. Doutrina social da Igreja e políticas públicas, migrantes e refugiados, com Diego Souza Meregueti, advogado e colaborador no Programa de Proteção Legal do Centro de Referência para Refugiados – Caritas/SP.
8. Doutrina social da Igreja e políticas públicas em Família, com Rodolfo B. Canônico, coordenador no Brasil do Family Talks, entidade vinculada à International Federation for Family Development (IFFD), que possui status consultivo geral na ONU.
9. Doutrina social da Igreja e políticas públicas, Terceiro Setor e voluntariado, com Ana Lydia Sawaya, professora da UNIFESP, coordenadora do Grupo de Estudo em Desnutrição do Instituto de Estudos Avançados da USP, criadora do CREN, organização social que é referência no combate à desnutrição.
10. Doutrina social da Igreja, políticas públicas e finanças do Estado, com Bernard Appy, que foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e fundador do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).
11. Doutrina social da Igreja, políticas públicas e democracia, com José Álvaro Moisés, professor de Ciências Políticas da USP, coordenador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP.
12. Doutrina social da Igreja, políticas públicas e ideologia, com Gustavo Santos, doutor em Teoria Política pela Catholic University of America, vice-diretor da Oficina Municipal.
CONCLUSÃO: Gestão de políticas públicas, mesa redonda onde especialistas com diferentes orientações políticas discutem a gestão das políticas públicas a partir da doutrina social da Igreja, com Aldaiza Sposati, professora de Serviço Social da PUC-SP, foi Secretária Municipal de Assistência Social de São Paulo e vereadora pelo PT; José Mário Brasilense, doutor em Administração de Empresas pela FGV e mestre em teologia pela Faculdade Lateranense, fundador e diretor da Oficina Municipal; Regina Pacheco, professora da Fundação Getúlio Vargas – SP, foi presidente da Escola Nacional de Administração Pública na gestão FHC.